quarta-feira, 20 de abril de 2016

Manaus/AM - Coral da Manaus Previdência realiza primeira apresentação do ano

Manaus/AM - Coral da Manaus Previdência realiza primeira apresentação do ano
O Coral da Manaus Previdência realizou na manhã desta quarta-feira, 20, um ensaio-apresentação que abriu, simbolicamente, suas atividades para o público externo. E os ouvintes não poderiam ser outros: os próprios segurados do município, que compareceram em peso no órgão para receberem seus contracheques e usufruírem dos serviços oferecidos neste dia, como aferição de pressão arterial, café da manhã, corte de cabelo e maquiagem e limpeza de pele.

O diretor-presidente da autarquia, Marcelo Magaldi, destacou que a atividade, oferecida em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mais do que uma aula de canto, é a ação contribui para uma vida mais equilibrada e saudável.

“Isso representa melhoria na qualidade de vida, conforme muitos já manifestaram. Estou muito feliz por estar presenciando esse ensaio público, que é uma pequena amostra do que os segurados vão apresentar em eventos que vão acontecer ao longo dos meses”, declarou, acrescentando que além do coral, a parceria entre a Manaus Previdência e a UnATI também engloba a oferta de vagas nos cursos de Oficina da Memória e de Artesanatos, todos realizados na sede da Manaus Previdência, na Chapada.

Nesta primeira apresentação do coral, participaram 45 vozes, sendo 20 da Manaus Previdência e 25 da UnATI. O grupo apresentou duas músicas consagradas no gosto popular: “Esperando na janela”, de Gilberto Gil, e “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga.

A professora Sibele Dias lembra que coral não é apenas soltar a voz e cantar, mas também resulta em um processo que envolve muito mais que letra e melodia. “Alguns teóricos defendem que a atividade representa muito mais que uma qualidade musical: deve apresentar uma qualidade humana. É isso que buscamos nessa faixa etária. Incluir a integração e o desenvolvimento da autoestima, à medida que na terceira idade, muitos deixam de trabalhar e de fazer várias coisas, o que geralmente os abala emocionalmente”, disse.

Por enquanto, quatro apresentações estão confirmadas neste primeiro semestre para o coral. No dia 11 de maio, na sede da UnATI, no bairro Santo Antônio; nos dias 17 e 20 de maio (no Centro de Convivência do Idoso do bairro Aparecida e na Manaus Previdência, respectivamente) e no dia 23 de junho, novamente na UnAti, no encerramento dos módulos do semestre daquela unidade.

Ressocialização
Integrada e ressocializada. É assim que se sente a aposentada Odila Passos, 74, uma das vozes mais experientes do coral. Participando de todas as atividades oferecidas pela Manaus Previdência aos segurados, Odila diz que encontra na atividade o estímulo e a integração necessários para manter uma rotina diária saudável. “Aqui é uma família e todo mundo se respeita e se valoriza”, declarou.

Próximas apresentações do Coral
11.05: sede da UnATI (bairro Santo Antônio)
17.05: Centro de Convivência do Idoso do bairro Aparecida
20.05: sede da Manaus Previdência
23.06: sede da UnATI

Texto: Marcia Claudia Senna
Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

Assine aqui gratuitamente o BLOG PREVIDÊNCIA JÁ e receba às atualizações por Email


Print Friendly and PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email