terça-feira, 26 de abril de 2016

Manaus/AM – Prefeitura investe na formação de auditores internos

Manaus/AM – Prefeitura investe na formação de auditores internos

A Prefeitura de Manaus está investindo na formação de Auditores Internos da Qualidade.         

Na tarde desta segunda-feira, 25, 15 servidores da Manaus Previdência iniciaram treinamento sobre o tema. A atividade integra o ciclo de módulos que vem ocorrendo desde março, visando o projeto de certificação da previdência municipal na Norma NBR 9001:2008. O órgão já obteve certificação nessa versão anteriormente. A instrutora Adele Guerreiro Martins, da empresa QualyNorte, está ministrando o módulo, que se encerra na quinta-feira, 28, totalizando 15 horas de carga horária.

A chefe de setor da Manaus Previdência, Márcia Assunção, que acompanha a atividade, explica que a ação objetiva atingir três pontos principais: qualificar Auditores Internos da Qualidade, reforçando os conceitos, fundamentos e princípios do Sistema de Gestão da Qualidade e apresentar os processos e técnicas relacionados à auditoria; preparar os participantes para usar a auditoria como uma ferramenta gerencial na Gestão do Sistema da Qualidade e na detecção de não conformidades, observações e oportunidades de melhoria; e, por fim, assessorar a Manaus Previdência no processo de certificação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade. “Com este módulo encerramos uma etapa, que foi composta anteriormente pelos treinamentos de Leitura e Interpretação da NBR 9001:2015, e de Não Conformidade, Ação Corretiva e Preventiva. Ao término do processo, os participantes vão passar por um exame onde serão avaliados sobre o teor do treinamento”, disse Márcia.

Conforme a chefe de setor, essas ações são fundamentais para a execução do projeto de certificação da Manaus Previdência na Norma NBR 9001:2008, buscando-se posteriormente o upgrade (atualização) para a versão 2015. “É dessa turma que irão sair os auditores internos da qualidade que avaliarão a performance do  Sistema de Gestão da Qualidade implementado na Manaus Previdência”.

NORMA ATUALIZADA

Entre os pontos diferenciais entre a versão 2015 da norma em relação à anterior, de 2008, está relacionada ao tratamento de documentações. Se na anterior algumas documentações eram obrigatórias, na versão mais recente essa obrigatoriedade deixou de existir, ainda que possam ser requeridas pelo órgão certificador. Outra alteração envolve a criação do requisito “Liderança”, que anteriormente havia um similar denominado “Representante da direção”. Na nova revisão, esse item exige que toda liderança da instituição se envolva na integração dos requisitos da norma com os processos da empresa, promovendo a importância da abordagem por processos e proporcionando o suporte para o envolvimento de todos na implementação do sistema de gestão.

Conforme Márcia Assunção, essas atualizações devem ser repassadas pela Manaus Previdência aos seus colaboradores, a fim de estarem preparados por ocasião da nova certificação da instituição.

 texto: Marcia Claudia Senna/Manaus Previdência

Assine aqui gratuitamente o BLOG PREVIDÊNCIA JÁ e receba às atualizações por Email



Print Friendly and PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email