terça-feira, 19 de abril de 2016

Serra/ES - O Instituto de Previdência comunica: Projeto Acolher

Serra/ES - O Instituto de Previdência comunica: Projeto Acolher

Dando continuidade às ações desenvolvidas no Projeto ACOLHER, o departamento de serviço social do Instituto de Previdência, comunica que os atendimentos em grupo aos servidores licenciados em situação de vulnerabilidade estão acontecendo todos os dias pela manhã, logo após a perícia médica.

 O objetivo do encontro é acolher o servidor afastado do trabalho em situação de vulnerabilidade, oferecendo um espaço para reflexão, troca de informações, compartilhamento de experiências e sentimentos.

As reuniões acontecem em pequenos grupos no espaço do Serviço Social, onde vários temas como, os requisitos para aposentadoria, averbação de tempo de serviço; aposentadoria por invalidez proporcional e integral; retorno com limitação; tempo permitido de afastamento; licenças dentro do mesmo CID; cálculo da aposentadoria, acidente de serviço, a importância do atendimento psicológico, aposentadoria especial para professor, são esclarecidos.

Este trabalho desenvolvido pelo serviço social é muito importante não só pelo apoio prestado ao servidor, mas por também preparar os indivíduos para a possibilidade de enfrentar uma aposentadoria precoce por invalidez, bem como para orientá-lo sobre seus direitos e deveres como servidor serrano e esclarecer dúvidas caso a caso com a colaboração do Departamento de Previdência.

Com os depoimentos recolhidos durante as reuniões, é possível refletir sobre o panorama geral de como anda a saúde do trabalhador nas secretarias do município, além de apontar fatores importantes para a manutenção da saúde física e mental do servidor.

Este acompanhamento realizado pelo departamento tem servido como norteador para as ações do Serviço Social no campo da saúde do trabalhador, tendo em vista que muitas das patologias estão intimamente relacionadas ao ambiente de trabalho.


Assine aqui gratuitamente o BLOG PREVIDÊNCIA JÁ e receba às atualizações por Email


Print Friendly and PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email