segunda-feira, 6 de junho de 2016

Piauí: Gestão da Previdência do Estado será digital a partir de julho

Piauí: Gestão da Previdência do Estado será digital a partir de julho
Técnicos dos órgãos estaduais participam de capacitação para utilização do novo sistema, o Sisprev Web.

Paulo Pincel
Técnicos participam de treinamento para utilização do novo sistema( Foto: Ascom Suprev)

O Piauí é o sexto estado a adotar o Sisprev Web, sistema de gestão previdenciária totalmente virtual, que já é realidade no Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Roraima e Sergipe, em seis capitais (Belém, Boa Vista, Cuiabá, Manaus, Macapá e São Luis) e em mais 180 municípios brasileiros. Na manhã desta segunda-feira (6), na Escola Fazendária, no Centro Administrativo de Teresina, técnicos da maioria dos órgãos do Estado iniciaram o treinamento para a utilização desse novo sistema.

O objetivo do Governo do Estado é que o sistema, totalmente virtual, já esteja implantado a partir de julho deste ano, conforme anunciou o secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, ao dar boas-vindas aos servidores e consultores responsáveis pela implantação do Sisprev Web.

Criado a partir das necessidades verificadas no dia a dia, na gestão de recursos humanos e previdência, por um economista de Cuiabá, o Sisprev Web é um software desenvolvido para atender aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de pequeno, médio e grande porte, proporcionando maior eficiência na concessão de benefícios previdenciários e na gestão integrada entre os usuários.
Marcos Steiner, superintendente da Previdência do Estado( Foto: Ascom Suprev)

“O mais importante neste momento são vocês, servidores que vão utilizar o sistema. O sucesso dessa nova ferramenta de gestão previdenciária depende do esforço de cada um, daí pedimos o empenho de todos vocês para que tenhamos uma previdência justa, ágil e eficiente”, afirmou o superintendente de Previdência, Marcos Steiner Mesquita, ao falar aos servidores na Escola Fazendária.

Sisprev Web

O Sisprev Web utiliza o que há de mais moderno em tecnologias, construído em plataforma WEB, focado na melhoria dos fluxos operacionais do RPPS, permitindo o atendimento descentralizado do segurado, reduzindo consideravelmente o tempo para a concessão de benefícios previdenciários.

Dentre as principais funcionalidades oferecidas pelo novo sistema de gestão que deverá estar implantado e funcionando no Piauí, já a partir do próximo mês, estão  o cadastro com sinalizador de dados precários; recadastramento por meio de leitura biométrica; simulador de benefícios parametrizável com todas as regras vigentes; protocolo virtual com workflow integrado e gestão de documentos digitalizados; e processo virtual com certificação digital e controle de confidencialidade de documentos.

Treinamento Sisprev Web    (Foto:Ascom Suprev)

O sistema também permite a realização de perícia médica com controle de agendamento e laudo médico pericial com certificação digital; reserva de cotas para os processos de pensão por morte; apuração de cálculo dos benefícios; reajuste com distinção precisa entre os benefícios com ou sem paridade; folha de benefícios com validação automática de consistência; folha de pagamento de ativos com controle de férias e rescisão; arrecadação de contribuições, incluindo facultativas com emissão de GRCP.

Há ainda ferramentas como o portal do segurado, com simulação, acompanhamento de processo, emissão de holerite, boleto de contribuição facultativa, extrato de contribuição, enquetes, ouvidoria, FAC, agendamento de recadastramento, entre outros.

"O Sisprev Web permite a integração com Tribunais de Contas, e Social, SISOBI/MPS, SIPREV/MPS, bancos, portal da transparência, entre outros, bem como a digitalização de documentos com alta performance; portal de validação de CTC conforme portaria 154/2008, e geração de relatórios", explica a gerente técnica da Agenda Assessoria, Élida Pereira Gerônimo, que ministra o treinamento de técnicos de todos os órgãos do Estado na Escola Fazendária.

Outros 14 consultores vão auxiliar os gestores de previdência dos órgãos durante o treinamento. “Ninguém vai ensinar nada de novo sobre previdência. Os servidores do Estado já têm o conhecimento. O que vamos fazer é oferecer uma ferramenta moderna de gestão. É como quem já sabe dirigir um carro. Estamos disponibilizando um modelo automático, onde não se utiliza embreagem”, comparou a gerente.


Assine aqui gratuitamente o BLOG PREVIDÊNCIA JÁ e receba às atualizações por Email


Print Friendly and PDF





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email