sexta-feira, 1 de julho de 2016

Piauí: Estado oficializa Sistema Virtual de Previdência

Piauí: Estado oficializa Sistema Virtual de Previdência
O Sisprev Web oferece todos os procedimentos on line, desde o recebimento do processo no protocolo à concessão do benefício.

Paulo Pincel

A partir desta sexta-feira, 1º de julho, o Piauí passou a utilizar um sistema totalmente virtual de previdência dos servidores públicos, consolidando definitivamente o processo de unificação da gestão previdenciária no Estado. Mais que oferecer todos os procedimentos on line, desde o recebimento do processo no protocolo à concessão do benefício, o Piauí será o primeiro estado brasileiro a adotar o modelo “Papel Zero”, isto é, em nenhuma das etapas desse processo serão utilizados materiais, como toner, papel, impressora, tinta, caneta, por exemplo. Tudo será feito virtualmente. Economia de material de expediente e consequente redução dos custos de manutenção da máquina administrativa, inclusive para o meio ambiente.

A meta, segundo o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, é informatizar toda a gestão administrativa do Estado. Nos próximos dois meses, a virtualização do processo de solicitação de benefícios será estendida às Gerências Regionais de Educação no interior do Piauí. O objetivo é evitar que o servidor tenha que se deslocar até a capital para requerer seu benefício.

Franzé Silva adiantou que o governador Wellington Dias esteve nesta semana com o ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, tratando da modernização administrativa, que pretende extinguir o processo físico, acabar com a burocracia do papel no dia a dia das repartições públicas em todos os poderes do Estado.

O lançamento do sistema Sisprev Web aconteceu nesta sexta-feira (1º), no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). O sistema é uma das mais modernas ferramentas de gestão previdenciária existentes no mercado, criada especificamente para atender aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Os técnicos de todos os órgãos e poderes do Estado receberam treinamento para operacionalizar o novo sistema, que proporciona maior eficiência e segurança na concessão de benefícios previdenciários - aposentadorias e pensões.

O Sisprev Web já foi implantado no Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Roraima e Sergipe (está sendo implantado também no Tocantins), em seis capitais (Belém, Boa Vista, Cuiabá, Manaus, Macapá e São Luis) e em mais 180 municípios brasileiros.

O economista Edson Jacintho da Silva,  diretor da Agenda Assessoria - empresa que desenvolveu e implantou o Sisprev Web no Piauí e em mais seis estados brasileiros -, falou sobre os avanços que o novo sistema proporciona, tanto para o gestor quanto para quem vai receber o benefício, entre eles a celeridade e controle na tramitação dos processos.

A gerente técnica da Agenda, Élida Pereira Jerônimo, fez a exposição do Sisprev Web para os servidores públicos, diretores de órgãos e autoridades presentes, entre eles o superintendente de Previdência, Marcos Steiner Mesquita; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Luciano Nunes; Larissa Mendes (representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho), Geisa Ciríaco (representante do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Erivan Lopes), e o corregedor-geral do Estado, Kauê dos Santos Bernardes Bezerra.

O superintendente Marcos Steiner destacou a eficiência e a segurança como principais vantagens dessa nova ferramenta de gestão previdenciária. “O que estamos assistindo hoje é a consolidação de um sistema eficiente e seguro de previdência, uma ferramenta que está sendo importada da iniciativa privada para a administração pública”.

Steiner ressalta que no Sisprev Web estão contidos todos os regramentos constitucionais, a legislação vigente no país sobre previdência, estão parametrizados, com rotinas processuais muito bem definidas, “que vão nos permitir reduzir o tempo e os custos, inclusive ambientais, para a concessão desses benefícios, sem falar na segurança, que é outra vantagem do novo sistema”.



Assine aqui gratuitamente o BLOG PREVIDÊNCIA JÁ e receba às atualizações por Email


Print Friendly and PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email