terça-feira, 30 de agosto de 2016

Bagé/RS - Cálculo atuarial do Funpas ainda não tem definição

Bagé/RS - Cálculo atuarial do Funpas ainda não tem definição

O Fundo Municipal de Pensão e Aposentadoria do Servidor (Funpas) está aguardando o cálculo do passivo atuarial para encaminhar à prefeitura os valores. Em dezembro de 2014, o valor chegava a R$ 497,3 milhões. O novo cálculo está sendo realizado desde janeiro de 2015, e após será encaminhado ao Executivo, que deve analisar e apresentar um projeto à Câmara de Vereadores para ser aprovado.
Conforme o presidente do Funpas, Diógenes Rodrigues, o fundo recebe três tipos de contribuição. A primeira, descontada dos servidores, de 11%. A segunda, 11,66%, e a terceira, de 16,95%, são contribuições do Executivo e Legislativo. No último caso, os percentuais  são para a amortização da dívida.

O novo cálculo está sendo realizado porque, há cerca de dois anos, um projeto tramita no Legislativo prevendo um parcelamento com contribuições mensais e suplementares do Executivo para o regime de previdência dos servidores.

Os valores propostos no projeto previam um percentual crescente até 2043, e os repasses iniciariam com 13,83%, finalizando em 2043, com 70,68%. A alegação para a não votação do material é de que os índices apresentados pelo município comprometem as futuras gestões. "Hoje temos um superavit financeiro, mas é preciso adequar para o futuro", disse.

Atualmente, cerca de três mil servidores contribuem para o Funpas e 900 são beneficiários. A amortização do passivo atuarial representa o valor que o sistema previdenciário precisa reunir para suprir a demanda, calculado com base em fatores como o volume de ativos e inativos, expectativa de vida, número de famílias, idade e tempo de contribuição.

Por: Jaqueline Muza - Jornal Minuano

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email