terça-feira, 16 de agosto de 2016

Manaus/AM - Prefeitura inova na gestão do sistema previdenciário para garantir pagamentos dos segurados

Manaus/AM - Prefeitura inova na gestão do sistema previdenciário para garantir pagamentos dos segurados

A Prefeitura de Manaus está aperfeiçoando a gestão da previdência municipal. Numa iniciativa inédita no País, a Manaus Previdência está acompanhando mensalmente o passivo atuarial da instituição, algo que, comumente, acontece apenas uma vez por ano nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Com isso, o município dobra os cuidados na missão de garantir os direitos previdenciários dos segurados e de seus dependentes.

O passivo atuarial representa as obrigações futuras, mas com valores atuais, da previdência municipal em relação aos seus filiados e dependentes. É quanto a Manaus Previdência necessita ter em recursos, hoje, para poder cumprir com suas obrigações beneficiárias de todos os segurados ao longo dos anos.

Calculado, obrigatoriamente, uma vez por ano, o passivo atuarial é item essencial para a Avaliação Atuarial de um RPPS. Esta avaliação, conforme Portaria MPS nº 403/2008, é um estudo técnico desenvolvido pelo atuário, baseado nas características biométricas, demográficas e econômicas da população analisada, visando estabelecer, de forma suficiente e adequada, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo plano.

Essas informações compõem o Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial (DRAA), documento que mostra, sucintamente, os principais resultados da Avaliação Atuarial e que é enviado à Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS), ligada ao Ministério da Fazenda.

A diferença entre o valor do ativo real líquido (patrimônio) e o passivo atuarial demonstra a sustentabilidade ou não do órgão previdenciário.

O diretor-presidente da Manaus Previdência, Marcelo Magaldi, explicou que no caso da Manaus Previdência, o patrimônio é acompanhado mensalmente por meio da sua Superintendência de Investimentos, mas a situação atuarial da autarquia só era conhecida uma vez por ano, por ocasião da Avaliação Atuarial.

Fonte: http://www.amazonasnoticias.com.br/


Print Friendly and PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email