segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Rio Grande do Sul: Evento com 200 servidores gaúchos debate Previdência Complementar

Rio Grande do Sul: Evento com 200 servidores gaúchos debate Previdência Complementar

O novo regime de Previdência Complementar dos servidores públicos do Rio Grande do Sul foi um dos temas do Simpósio realizado pelo Instituto de Previdência do Estado (IPE) na quinta (25) e sexta-feira (26), que contou com especialistas na área, além de mais de 200 participantes inscritos. O evento buscou debater e refletir sobre os desafios para o fortalecimento e sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O diretor-presidente da RS-PREV, Ivan Bechara, falou da atuação da fundação criada com a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário, dentro das regras das leis complementares federais nº 108 e nº 109, de 2001. Explicou que, desde o dia 19 de agosto, a Previdência Complementar está em funcionamento, sendo uma opção para vencimentos acima do teto do Regime Geral de Previdência Social. As aposentadorias e pensões, para os novos servidores civis, estão limitadas a R$ 5.189,82. "Qualquer servidor titular de cargo efetivo do Estado, esteja abrangido ou não pelo novo modelo previdenciário e independente de sua remuneração pode se inscrever no Plano RS-Prev", disse, anunciando que o assunto seguirá sendo detalhado aos servidores nos próximos meses.

O presidente do IPE, José Parode, apresentou os números da autarquia, mostrando a origem do déficit e as perspectivas da previdência. O IPE segue sendo o órgão gestor da previdência dos atuais servidores e fará a gestão da previdência geral também para os novos, através do FundoPrev, até o valor de R$ 5.189,82.

O Simpósio de Previdência do RS 2016, em sua primeira edição, debateu sobre os desafios para o fortalecimento e sustentabilidade dos RPPS. Temas relacionados à previdência, legislações atuais, atos normativos, aposentadorias especiais, aumento da expectativa de vida, desequilíbrio financeiro estadual estiveram na pauta do evento.

Entre os presentes, a procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais da Procuradoria-Geral do Estado, Ana Cristina Tápor Beck; o secretário adjunto da Fazenda, Luis Antônio Bins; o presidente da Procergs, Antônio Ramos Gomes; o diretor de Planejamento do Banrisul, Tulio Brune; o diretor de Saúde do Ipe, Alexandre Escobar; o superintendente regional do Banco do Brasil, Vanderlei Barbiero; o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, Pedro de Lacerda; representantes da Associação do Ministério Público e demais servidores públicos do Estado.


Texto: Ascom IPE e Casa Civil
Edição: Denise Camargo/Secom


Assine aqui gratuitamente o BLOG PREVIDÊNCIA JÁ e receba às atualizações por Email

Print Friendly and PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email