quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Goiás: Joaquim Mesquita participa de fórum em Belém

Goiás: Joaquim Mesquita participa de fórum em Belém

O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), Joaquim Mesquita, vai participar do 101º Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração, que será realizado nesta quinta e  sexta-feira, dias 1º e 2 de setembro, em Belém (PA). Ele estará presente também na condição de primeiro vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), que promove o evento, com apoio do Governo do Pará.

Serão discutidos temas relacionados à gestão pública brasileira e a negociação da dívida dos estados junto à União. Segundo a presidente do Consad, Alice Viana, o órgão busca, por intermédio desses encontros, ampliar a discussão sobre a gestão e o uso eficiente dos recursos públicos. “Em meio à crise, mais do que nunca, precisamos adotar novas medidas que permitam uma administração inovadora e empreendedora, com foco no atendimento de qualidade ao cidadão”, ressalta.

Com abertura às 9 horas desta quinta-feira, o fórum será no Hotel Atrium Quinta de Pedras, no Centro Histórico de Belém. A solenidade contará com as presenças do governador do Pará, Simão Jatene, e do secretário-adjunto de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Cassiano de Souza Alves, além da presidente do Consad, Alice Viana; do segundo vice-presidente do órgão, Frederico Linhares, secretário de Administração Estratégica de Roraima, e demais secretários de Estado.

Ainda pela manhã haverá palestra com o tema Planejamento Estratégico do Estado do Pará – Pará 2030, por Adnan Demachki, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Na sequência, o Tribunal de Contas da União (TCU) discorrerá sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável e o papel dos órgãos de controle e dos órgãos centrais de gestão.

A Rede de Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Rede Siconv) também está na pauta de discussão. Entre outros assuntos a serem discutidos no primeiro dia do fórum, estão o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); negociação da dívida dos estados junto à União; e gestão estratégia de compras: experiências na América Latina e Europa.

Previdência
Para a manhã de sexta-feira está programada abordagem do tema sobre perspectivas da reforma previdenciária e o desafio da sustentabilidade dos RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), por Narlon Gutierre Nogueira, diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público do Ministério da Previdência Social. A seguir, de acordo com a programação, vem Agenda Técnica do Consad – Prestação de contas do 9º Congresso Consad de Gestão Pública: aspectos técnicos e financeiros, por Evelyn Levy, consultora do Consad, e pela titular do órgão, Alice Viana. E ainda: Prestação de Contas de 2015 – Parecer do Conselho Fiscal.

O evento será encerrado às 12 horas desta sexta-feira, com as deliberações sobre a pauta do 102º Fórum Nacional de Secretários de Estado de Administração em Brasília, que terá realização conjunta do Consad/Conseplan/Confaz.  Site: www.consad.org.br

Assine aqui gratuitamente o BLOG PREVIDÊNCIA JÁ e receba às atualizações por Email

Print Friendly and PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email