terça-feira, 7 de março de 2017

Alegrete/RS - Alicemara Rocha é a nova presidente do Regime Próprio de Previdência dos Servidores – RPPS (dos servidores municipais de Alegrete)

Alegrete/RS - Alicemara Rocha é a nova presidente do Regime Próprio de Previdência dos Servidores – RPPS (dos servidores municipais de Alegrete)

O Município de Alegrete tem um dos mais sólidos fundos de previdência de servidores públicos dentro do Rio Grande do Sul, sendo referência no Estado como modelo de gestão. O Regime Próprio de Previdência dos Servidores – RPPS (dos servidores municipais de Alegrete) é gerido pelo Alegrete-Prev.

No início do mês de fevereiro tomou posse a nova gestão do Alegrete-Prev, tendo como presidente a professora do quadro efetivo dos servidores, Alicemara Rocha de Souza. A nova gestora atuou durante 24 anos no magistério municipal, dentre os quais 16 anos como diretora da Escola Municipal de Educação Básica Honório Lemes.

Alicemara, 48, também foi presidente do Conselho Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, presidente do Conselho da Associação dos Diretores das Escolas Municipais de Alegrete – ADEMA e, atualmente, preside o Conselho da Alimentação Escolar.

A presidente ressalta que a transição de gestão foi feita de maneira tranquila entre ela e o ex-presidente do Alegrete-Prev, Alaerte Cortelini Borba. “Foi uma transição harmoniosa entre colegas. O que garante a continuidade de uma boa gestão e de seguirmos como referência no Estado, enquanto gestores de um importante fundo previdenciário”.

O Alegrete-Prev foi criado em 15 de julho de 2003, conforme a Lei Complementar 010/2003, após, nos anos 90, ser instituído no município o fundo próprio de previdência dos servidores, com a finalidade de cumprir, no Município de Alegrete, a obrigação constitucional do pagamento de aposentadorias e pensões destinadas aos servidores públicos municipais e seus dependentes. “O Alegrete-Prev tem por objetivo garantir um futuro tranquilo aos servidores e seus dependentes, com a certeza de pagamento dos proventos e pensões, por meio da constituição de fundo capitalizado, que assegura rentabilidade às contribuições previdenciárias”, explica.

Atualmente, o AlegretePrev atende 667 inativos (aposentados), 159 pensionistas e mais de 2,2 mil servidores municipais ativos, divididos entre a Prefeitura e Câmara de Vereadores de Alegrete. Possui, aproximadamente, de ativos financeiros mais de 300 milhões de Reais (cerca de R$ 130 milhões de valores aplicados no sistema financeiro e cerca de R$ 170 milhões em imóveis). “O fundo tem uma solidez que permite que a folha de aposentadorias, salariais e de pensões seja paga com o rendimento das aplicações financeiras do fundo. Hoje, poderíamos ficar por cerca de sete anos sem receber os repasses da Prefeitura e mesmo assim não atrasaríamos o pagamento da folha”, garante a presidente Alicemara.

No Brasil, o regime de previdência está dividido em dois segmentos básicos: o Regime Geral, gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, que atende aos trabalhadores da iniciativa privada e pública; e, o Regime Próprio, estruturado pelos regimes próprios da União, estados e municípios, que atendem aos servidores públicos e dependentes, no qual está inserido o AlegretePrev.

Conselho Administrativo
Presidente: Alicemara Rocha de Souza

Diretor Executivo Financeiro: Marilaine Minto Calgarotto
Suplente: Adriana Salete Bortoluzzi Morais

Diretor Previdenciário: Angela Clara Zemolin Fontoura
Suplente: Edson Roberto Nunes Bastos

Diretor Técnico: André Falcão Nunes
Suplente: Tatiana Souza Mendonça

Diretor Administrativo: Márcio Mombach Ramos
Suplente: Giovanni Vaucher de Abreu

Assistente Previdenciário: Maria Laura Pires Moura
Suplente: Giovana Gonçalves Ricaldi

Assistente Administrativo: Sandra Regina de Souza Corrêa
Suplente:Leonardo Pires Rubim

Representante do Legislativo
Assistente Técnico: Alessandra Mendes Prates
Suplente:Vanetes de Fatima Salbego

Representantes dos Inativos: Carmem Margarida Lopes de Carvalho
Suplente:Méri Rosani Pereira Prates

CONSELHO FISCAL
Representante do Executivo: Kátia Simone Martins Marçal
Suplente: Marcinei Antônio da Silveira

Representante dos Inativos: Alvanir Martins Dorneles
Suplente: Mariza Moraes Lópes

Representante do Legislativo: Wilson Roberto Flores Santos
Suplente: Aline Alexandre Bukowski

Representante dos Servidores Ativos: Jorge Silveira de Oliveira
Suplente: Santa Verônica Oliveira da Costa

Titular: Ivan Santos Leal
Suplente: João Pedro Fernandes dos Santos

Titular: Angelo Tertuliano de Oliveira
Suplente: Enio Maraschin Splet
O Alegrete-Prev está localizado na Rua Demétrio Ribeiro, nº105, Bairro Centro.
Telefone: (55) 3421-2186


Assine aqui gratuitamente o BLOG PREVIDÊNCIA JÁ e receba às atualizações por Email



Print Friendly and PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o Blog Previdência Já no Facebook

Seguir por email